Saúde de Arujá realiza a Campanha Fique Sabendo

A Secretaria de Saúde de Arujá realiza até o dia 1º de dezembro a Campanha Fique Sabendo 2013, cujo tema é “Faça o teste do HIV e Sífilis”. Promovida pelo Programa Municipal DST, Aids e Hepatites Virais, a iniciativa tem o objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização dos exames.

Os profissionais da Saúde irão sensibilizar e levar para fazerem o teste as pessoas mais expostas ao HIV, como profissionais do sexo, usuários de drogas, HSH (homens que fazem sexo com homens) e etc. Além disso, a equipe vai monitorar todos os casos positivos até que cheguem à unidade de referência para acompanhamento e realização de outros exames.

No caso da Sífilis, o objetivo é ampliar o acesso ao teste e à informação sobre transmissão, prevenção e tratamento. Esta é uma estratégia importante no enfrentamento do diagnóstico tardio no município. No Estado de São Paulo, a cada 100 portadores do HIV acolhidos nos serviços de saúde, 42 chegam com sinais e sintomas de Aids, com a saúde e a imunidade já comprometidas.





Teste

Todas as unidades de saúde estarão ofertando à população os testes do HIV e da Sífilis nestes dias que antecedem o 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Basta ao interessado procurar a enfermeira do posto e solicitar o atendimento.

A Secretaria de Saúde lembra que, independentemente da campanha, Arujá conta com o C.T.A. (Centro de Testagem e Aconselhamento), que fica no CS II e tem atendimento diário das 8 às 12 e das 13 às 16 horas, com oferta de testes para a detecção do HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis.

Apresentação

Para reforçar a campanha, serão realizadas no dia 27 de novembro, das 9 às 16 horas, apresentações do projeto “Labirinto das Sensações”, promovido pela Companhia Paulista de Artes. A ação será feita no estacionamento do Sonda Supermercados, onde também serão realizados testes para HIV e Sífilis.





Deixe seu comentário