Arujá: UBS Barreto terá mutirão de papanicolau e mamografia

Será realizada neste sábado, dia 28, mais uma edição da campanha de Papanicolau e Mamografia promovida pela Secretaria de Saúde de Arujá. A ação acontece na UBS Parque Rodrigo Barreto, das 8h00 às 14h00. O objetivo é prevenir tanto o câncer de colo de útero quanto o de mama.

Na unidade serão feitos agendamento para a Mamografia (para mulheres entre 40 e 69 anos) e a coleta para o exame de Papanicolau (de 25 a 64 anos de idade). Os documentos necessários para os exames são: RG, cartão SUS, comprovante de residência e, se possuir, cartão do posto.

De acordo com a Vigilância em Saúde de Arujá, mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas de forma adequada, têm grandes chances de serem curadas do câncer do colo do útero, que é o segundo tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no País. O exame é indolor, simples e rápido.





Já o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. A mamografia (radiografia da mama) permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

Cartão SUS

Neste sábado também será realizado o mutirão do Cartão SUS juntamente com a campanha de Papanicolau e Mamografia. Todos os integrantes da família podem ir fazer o cartão ou mesmo verificar se ele está atualizado para facilitar o acesso às consultas. A unidade básica de saúde do Parque Rodrigo Barreto está localizada na Rua Pedro Severino Martins, nº 231.

Fonte: Jornal A Cidade





Deixe seu comentário