Arujá: Beneficiários do Bolsa Família devem procurar UBS

Os beneficiários do programa Bolsa Família que ainda não realizaram a avaliação nutricional e conferência da situação das carteiras de vacinação de seus filhos devem comparecer em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde da cidade para regularizar a situação.

Levantamento do Ministério da Saúde aponta que, do total de 3.735 famílias cadastradas nas cinco unidades básicas de saúde do município, 1.680 não têm feito o acompanhamento exigido para a manutenção do benefício recebido.

Tanto a avaliação quanto a atualização das carteirinhas de vacinação são exigências do Bolsa Família para permanência no programa. Frequência escolar mínima de 85% para crianças e 75% para jovens são outros dos requisitos.

Acompanhamento médico do crescimento e desenvolvimento de crianças menores de sete anos e frequência aos serviços socioeducativos, pré-natal das grávidas e acompanhamento das mulheres de 14 a 44 anos que amamentam também são exigidos.





As famílias que descumprirem as determinações impostas pelo programa, não procurando as UBS, estarão sujeitas a efeitos que vão desde uma simples advertência pelo descumprimento até a suspensão do benefício ou então o cancelamento do mesmo.

Mutirão

A Secretaria da Saúde na Cidade de Arujá realizará no dia 15 de junho (sábado) mais um mutirão para o acompanhamento dos usuários do programa Bolsa Família. O atendimento será das 8 às 14 horas no CSII, localizado na Avenida dos Expedicionários, nº 1.255, no Centro.

As pessoas que estão cadastradas no programa e recebem o incentivo financeiro deverão comparecer à unidade portando o cartão do Bolsa Família e o cartão SUS, além de carteirinha de vacinação das crianças menores de sete anos de idade. No caso das grávidas, é preciso levar ainda o cartão da gestante.

Mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem buscar o atendimento e se forem gestantes ou estiverem em período de amamentação devem realizar o pré-natal e o acompanhamento de sua saúde e do bebê. Para outras informações, ligue 4655 2871.

Fonte: Prefeitura Arujá





Deixe seu comentário