Secretaria Municipal de Educação de Arujá assina Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

quinta-feira, 30 de agosto de 2012


Arujá acaba de aderir ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A assinatura do acordo aconteceu na última terça-feira, 28 de Agosto, entre a Secretaria Municipal de Educação e o Ministério da Educação. Com isso, o município se comprometeu a alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, avaliando os resultados por meio de exames periódicos específicos.

Ao firmar o pacto, a cidade se responsabiliza por alfabetizar as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática; promover a participação das escolas de sua rede de ensino nas avaliações externas realizadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) junto aos alunos concluintes do 3º ano do Ensino Fundamental; e aplicar a Provinha Brasil no início e no final do 2º ano do Ensino Fundamental, informando os resultados por meio de sistema informatizado específico, a ser disponibilizado pelo INEP.

Para cumprir com suas responsabilidades e melhorar os indicadores do município, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o MEC e entes governamentais, tem o papel de mobilizar os profissionais de Educação, pais, alunos, meios políticos e administrativos, a comunidade e suas lideranças e os recursos disponíveis.

Estão previstos também a formação continuada de professores alfabetizadores; materiais didáticos, literatura e tecnologias educacionais; avaliação e gestão, controle e mobilização social. Para a execução do programa, o MEC compromete-se a conceder bolsas para os orientadores de estudo e docentes e também a utilizar programas próprios já existentes, como é o caso do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE).

Para a secretária municipal de Educação, Maria Goretti Aguiar Alencar, é fundamental que o município esteja inserido em todos os programas e processos do MEC: “O esforço de cumprimento das metas educacionais é de toda a sociedade, executado pelo poder público municipal; o comprometimento, por meio de um pacto, será exposto em cada plano de trabalho dos profissionais da Educação de Arujá”.

Fonte: Jornal A Cidade Arujá

Deixe um Comentário