Rodoanel Mário Covas em Arujá





Rodoanel Metropolitano de São Paulo em Arujá

O Rodoanel Mário Covas (SP-21) também conhecido como Rodoanel Metropolitano de São Paulo é um anel viário com aproximadamente 180 quilômetros de extensão, duas pistas e seis faixas de rodagem que está sendo construído em torno do centro da Grande São Paulo, com a finalidade de aliviar o intenso tráfego de caminhões oriundos do interior do estado e das diversas regiões do país e que cruzam as duas vias urbanas marginais da cidade, a Marginal Pinheiros e Marginal Tietê, o que provoca uma grave situação de congestionamento urbano.

É prevista como uma rodovia de acesso restrito, com largas faixas vazias ou a serem preenchidas com arvoredos nas proximidades de áreas residenciais no seu entorno visando evitar a ocupação das áreas lindeiras. Não obstante, a simples presença do Rodoanel provocou um intenso movimento de especulação imobiliária nessas regiões.

A execução da obra foi dividida em quatro trechos, Oeste, Sul, Leste e Norte. Mais de 75% da via foi entregue até o momento, compreendendo os trechos Oeste, Sul e Leste, inaugurados respectivamente em 2002, 2010 e 2014. O trecho Norte, já em construção, está previsto para ser inaugurado em março de 2018.

Características

Extensão: Atualmente: 132,5 km, projeto final: 176,5 km
Pista Interna: Estrada Velha de Campinas, em Perus, São Paulo, SP
Pista Externa: Rodovia Presidente Dutra, em Arujá, SP

Anel em torno:  da cidade de São Paulo

Pedágios: Desde 17 de dezembro de 2008, o Rodoanel é uma rodovia com pedágio. O sistema de cobrança foi estruturado nas saídas das rodovias atualmente interligadas e nos acessos urbanos:

  • Acesso à Estrada Velha de Campinas/SP (Km 00)
  • Acesso à Rodovia dos Bandeirantes/SP (km 03)
  • Acesso à Rodovia Anhanguera /SP (km 06)
  • Acesso à Rodovia Castelo Branco/SP (km 14)
  • Acesso à Avenida Leonil C. Bortolosso/SP (km 20)
  • Acesso à Rodovia Raposo Tavares/SP (km 24)
  • Acesso à Rodovia Régis Bittencourt/SP (km 29)
  • Acesso à Parelheiros (km 50)
  • Acesso à Rodovia dos Imigrantes/SP (km 70+200)
  • Acesso à Rodovia Anchieta/SP (km 75)
  • Acesso à Jacu Pêssego/SP (km 86)
  • Acesso à Rodovia Ayrton Senna/SP (km 123)
  • Acesso à Rodovia Dutra/SP (km 130)
  • Pedágio SPMar/SP (km 003)

Trecho Leste e Aruja

Com 43,5 km, o trecho de 38 km entre Mauá e a Rodovia Ayrton Senna foi inaugurado em 3 de julho de 2014. e o trecho restante de 5,5 km entre a Rodovia Ayrton Senna e a Via Dutra inaugurado em 27 de junho de 2015. Serve como ligação entre as rodovias que servem à Baixada Santista com a Rodovia Presidente Dutra, desafogando o tráfego das Avenidas das Juntas Provisórias, Anhaia Melo e Salim Farah Maluf, que passam pelos bairros do Ipiranga, Vila Prudente e Tatuapé em São Paulo. O início das obras foi em 17 de agosto de 2011, e passa pelos municípios de Ribeirão Pires, Mauá, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá.

Mapa do Rodoanel em Aruja

Fontes:
www.rodoanel.org Site de Rodovias
www.spmar.com.br Concessionária adiministradora do trecho Leste e Sul
www.rodoaneloeste.com.br Concessionária adiministradora do trecho Oeste
pt.wikipedia.org/wiki/Rodoanel_Mário_Covas







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